Segunda Via CPF Grátis pela Internet

Segunda Via CPF Grátis pela Internet – O cadastro de pessoa física,ou CPF como é comumente chamado, é um documento emitido pela Receita Federal que armazena informações de todos os contribuintes(pessoas físicas) brasileiros para fins de identificação e controle fiscal e financeiro. A posse do CPF, em tese, não é obrigatória, entretanto na prática a ausência do documento resulta em sérias restrições para o indivíduo como a impossibilidade de abrir conta em banco, matricular-se em uma universidade ou escola e até mesmo realizar compras.

Infelizmente como costuma ser um documento que levamos sempre na carteira, pode acontecer de eventualmente o perdermos, gerando um transtorno imenso que precisará ser resolvido com urgência.

Caso você tenha perdido seu CPF, ou até mesmo, teve o documento cancelado (Veja abaixo em que condições isso pode ocorrer), você deve acessar o sistema da Receita Federal e emitir a segunda via do documento.

Veja agora como tirar a segunda via CPF grátis pela internet.

Tirar segunda via CPF grátis pela internet

Para tirar a segunda via de seu CPF você deve primeiramente acessar o serviço oferecido pela Receita Federal, o que pode ser feito por aqui.

No site serão pedidas algumas informações como número do documento, nome completo e título de eleitor. Após fornecer as informações pedidas, o sistema apresentará seu comprovante de inscrição no CPF. O documento tem validade de segunda via e não deve ser plastificado. Caso você declare Imposto de Renda pode também solicitar o serviço por meio de seu login no Ecac.

segunda via cpf grátis pela internet

Se você esqueceu seu número do CPF basta comparecer a um posto da Receita Federal munido de um documento de identificação com foto.

Como imprimir 2ª via CPF

Ainda no site da Receita Federal,também é possível imprimir a segunda via CPF grátis pela internet e utilizá-lo normalmente como substituto do documento original. O acesso a segunda via do CPF, atualmente se dá basicamente apenas pelo site da Receita Federal, isto é, você não receberá outro documento e deve usar o comprovante de inscrição gerado no sistema como CPF.

Consultar situação cadastral CPF na Receita Federal

Se mesmo após ter inserido seus dados corretamente não conseguir acesso ao seu CPF, é porque seu documento pode ter sido suspenso ou até mesmo cancelado pela Receita. Para tirar a dúvida você deve consultar a situação cadastral de seu CPF aqui. No site basta informar o número de seu documento e preencher o código da imagem que o sistema irá informar sua situação cadastral.

Existem 5 situações cadastrais possíveis : A primeira, e única desejável, é a “regular” que indica que não há nenhum tipo de pendência no seu CPF e o mesmo está apto para uso.

As outras 4 situações possíveis são: Pendente de regularização, que geralmente indica a ausência de alguma declaração do Imposto de Renda nos últimos 5 anos; Suspensa, indica que a inscrição do documento na Receita Federal está incorreta; Cancelada, indica que o CPF foi cancelado por decisão da Receita Federal(seja por decisão administrativa, judicial ou falecimento do indivíduo) e por fim, nula, que significa que foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.

Caso a situação cadastral de seu CPF não esteja regular, a primeira coisa que você deve fazer é verificar se não deixou de realizar nenhuma declaração de imposto de renda recente. Caso de fato tenha esquecido de alguma, basta realizar a declaração e então seu documento tornará a ser regular.

Se você não esteve obrigado a declarar o imposto de renda nos últimos 5 anos e ainda assim seu documento conste como irregular, faça um pedido de regularização aqui.

Segunda Via CPF Grátis pela Internet
4 (80%) 3 votes
No Responses to “Segunda Via CPF Grátis pela Internet”

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Esse website utiliza cookies. Ao usar e navegar neste site, você concorda com nossa Politica de Privacidade. Informações detalhadas sobre o uso de cookies neste site estão disponíveis clicando em Mais Informações .
Ok, Entendi
Privacy settings ×