Segunda via CPF online

Segunda via CPF online

Segunda via CPF online – Desde junho de 2011 a Receita federal suspendeu a emissão do CPF no antigo formato de um cartão plástico azul, em vista de corte de gastos e da facilidade de se danificar o antigo cartão, desde então o sistema de solicitação de CPF tem se tornado cada vez mais automatizado com o uso da internet, isso também se aplica quando se necessita da segunda via do documento.

Da mesma forma, em caso de extravio, dano ou qualquer outro motivo de perda, a segunda vida do CPF online, pode ser solicitada no site da Receita Federal quantas vezes forem necessárias sem nenhum tipo de ônus para o cidadão.

Ao finalizar a requisição online, o requerente poderá visualizar na tela do computador uma versão digital do cartão, a qual poderá ser impressa e plastificada para uso em território nacional com pleno valor legal. Além dessa forma do CPF, no cartão digital que poderá ser impresso, é válido ressaltar que a impressão dos números do CPF em outros documentos, como RG e Carteira de Motorista, tem valor legal do documento.

Veja também:

Como tirar CPF online?

Para se tirar o CPF, seja a primeira ou segunda via, atualmente o procedimento é similar e acontece no site da Receita Federal: <http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/servicos/comprovante-de-inscricao-no-cpf>, através do qual o requerente pode optar por três formas de se emitir o documento baseado na sua situação legal:

  • Quem não declarou imposto de renda nos últimos 2 anos – deve informar para a segunda vida do CPF online: o número do CPF, seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe como consta no RG e número do título de eleitor.
  • Quem declara imposto de renda – deve solicitar sua segunda via através do Portal eCAC, que pode ser acessado com seu CPF, código de acesso (que pode ser gerado na hora pelo portal) e senha registrada pelo cidadão. Após acessar o portal o solicitante deve apenas selecionar a opção cadastros do Menu e na sequência Comprovante de Inscrição no CPF.
  • Caso a solicitação inicial tenha sido feita em um dos órgãos do governo (correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica ou agência diplomática), um código de acesso será gerado pelo órgão e o solicitante pode inserir esse código na opção adequada do site da Receita Federal para obter seu documento.

Segunda via CPF online

Onde tirar a segunda via do CPF online?

Antes quando se necessitava da segunda via do documento, era necessário fazer uma solicitação de segunda via nos correios, Banco do Brasil, agências da Receita Federal, casas diplomáticas e outras entidades do governo. Porém agora, a segunda via do documento pode ser solicitada completamente online, já com confecção do mesmo, caso o usuário possua uma impressora.

Quem pode tirar CPF?

Todas as pessoas residentes no Brasil, sejam ou não naturais do país não só podem como devem, a partir dos 14 anos de idade, tirar seu CPF. No caso dos menores de idade o CPF fará com que sejam vinculados como dependentes aos pais na declaração de imposto de renda. Também, aqueles que possuírem bens, contas bancárias, investimentos financeiros e qualquer tipo de investimento imobiliário, devem possuir seu CPF.

Ficou com dúvidas sobre como tirar segunda via CPF online? Deixe nos cometários

 

Segunda via CPF online
5 (100%) 1 vote

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *