Segunda via titulo de eleitor

Segunda via titulo de eleitor – O título de eleitor é um documento importante para todos aqueles que já possuem a maior idade. Esse documento permite que os cidadãos decidam o futuro do país, estado e cidade. O título é utilizado nas eleições, o não comparecimento nas urnas poderá implicar em sérios problemas para o eleitor, por tanto, em caso de perda do documento é necessário solicitar uma segunda via título de eleitor nos órgãos responsáveis.

Veja também:

Jovens que tem idade entre 16 e 17 anos também poderão tirar o título de eleitor e participar das eleições, porém não se torna obrigatório, como quem tem acima de 18 anos.

Como tirar o título de eleitor

Jovens a partir dos 16 anos já poderão tirar a primeira via do título de eleitor e já poderão participar das eleições. Para isso, é necessário levar as documentações a seguir ao cartório eleitoral:

  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de quitação militar.

Segunda via titulo de eleitor

É necessário ressaltar que a carteira de trabalho e passaporte não são válidos nessa ocasião.

Segunda via titulo de eleitor

Em caso de perda, roubo ou qualquer outro motivo, o cidadão deverá solicitar a Segunda via titulo de eleitor para não ter problemas futuro, caso não vote e não justifique a falta nas urnas. O cartório eleitoral solicita os seguintes documentos para emitir um novo título:

  • Careira de identidade;
  • Carteira de trabalho;
  • carteira emitida pelos órgãos controladores do exercício profissional, criados por lei federal (ex.: OAB, CREA,CRM etc.);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • carteira de motorista (CNH);
  •  passaporte, desde que contenha informação relativa à filiação.

Prazo para requerimento da segunda via

O cartório eleitoral disponibiliza a segunda via título de eleitor a qualquer momento, porém, não poderá ser em época de eleição. Em anos em que houver eleição, o cidadão só poderá solicita a segunda via do documento até 10 dias antes das votações, e só poderá ser requerida na zona eleitoral onde o eleitor estiver inscrito.

Tempo para entrega da segunda via título de eleitor

Após o início do atendimento na zona de origem do eleitor, o tempo médio são de 15 minutos, caso não haja nenhuma pendências a serem regularizadas. O cidadão já sairá do atendimento portando o documento já válido para utilizar nas eleições do ano.

 

Segunda via titulo de eleitor
5 (100%) 5 votes

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *