Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

2ª via do Cartão de Estacionamento para Idoso

Veja aqui como tirar a 2ª via do Cartão de Estacionamento para Idoso, caso tenha perdido seu cartão ou não saiba onde está, de toda forma será necessário fazer uma 2ª via do Cartão de Estacionamento para Idoso, para continuar a usufruir o benefício que é destinado a você.

O cartão de estacionamento para idoso é um direito garantido por lei, em qualquer lugar do país, para os cidadãos brasileiros com mais de 60 anos de idade.

O cartão de estacionamento para idoso é uma autorização especial para o estacionamento de veículos conduzidos por idosos ou que transportem idosos nas vias públicas, em vagas especiais e devidamente sinalizadas, como as preferenciais para idosos e deficientes.

Leia também:

Mas e se o Idoso perder o cartão?

Neste artigo vamos mostrar como tirar a 2ª via do cartão de estacionamento para idoso nos casos de roubo, perda ou danificação.
Confira!

Primeiramente, onde e como usar o cartão de estacionamento para idoso?

O cartão de idoso pode ser utilizado no veículo dirigido por idoso ou que tenha idoso como passageiro nas vagas específicas com a sinalização “idoso” ou “portador de necessidades especiais”.
O cartão de estacionamento tem validade em todo território nacional.

É importante citar que apenas o cartão original pode ser usado, não sendo permitido o uso de cópia.

O idoso titular do cartão pode usar a credencial em qualquer veículo, independente do proprietário ou condutor.

Em algumas cidades, o cartão de estacionamento para idosos não os isenta do pagamento de estacionamento da chamada Zona azul.

O cartão não tira a obrigação do idoso de cumprir com as leis presentes na legislação de trânsito brasileira, como fazer o pagamento do IPVA e carregar seus documentos de habilitação.

2ª via do Cartão de Estacionamento para Idoso

Onde colocar o cartão?

A credencial deve ser colocada, de preferência, na parte da frente do veículo, perto do volante, e com os dados da credencial virados para cima, pelo vidro dianteiro. Cuidado! Não coloque a parte traseira do cartão para cima, apenas a parte frontal, onde não há seu nome.

A renovação do cartão deve ser feita a cada cinco anos e a solicitação de renovação a partir de 30 dias antes da data de vencimento.
Uma segunda via pode ser solicitada para casos de perda, roubo, furto ou danificação. Continue lendo e acompanhe um passo a passo para conseguir a 2ª via do cartão de estacionamento para idoso.

2ª via do Cartão de Estacionamento para Idoso:

Em casos de perda, roubo ou furto do Cartão de Estacionamento para Idoso

  • Acesse o site da Prefeitura da sua cidade e imprima o requerimento. Se você é de São Paulo clique aqui
  • Preencha o requerimento com letra de forma. Ele deve ser assinado da mesma maneira que o documento de identidade
  • Junte a cópia simples da seguinte documentação
  • Documento de identidade oficial e válido com foto, assinatura e CPF. (Ex: RG, CNH, etc)
  • Boletim de Ocorrência com nome completo do titular do cartão e o ocorrido com o Cartão de Estacionamento para Idoso (perda, roubo ou furto)
  • Em caso de deficiência intelectual ou de representação legal também devem ser levados os seguintes documentos do representante legal:
  • Documento de identidade oficial válido com foto, assinatura e CPF. (Ex: RG, CNH, etc.)
  • Comprovação da representação legal do requerente (Ex: procuração, tutela ou curatela)

Feito isso, envie o requerimento preenchido para o DSV, VIA CORREIO para Caixa Postal 11.400 – CEP 05422-970 ou entregue sua solicitação em postos de atendimento.

Em caso de danificação do Cartão de Estacionamento para Idoso

No caso de o Cartão ter sido danificado, para a obtenção da 2ª via, é necessário apresentar o cartão danificado.
Se o titular não estiver mais com o cartão danificado, a solicitação será tratada como perda e deverão ser seguidos passos apresentados anteriormente.

Solicitação via correio

Acesse o site da Prefeitura da sua cidade e imprima o requerimento. Se você é de São Paulo clique aqui
Preencha o requerimento com letra de forma. Ele deve ser assinado da mesma maneira que assina o documento de identidade.

Envie o requerimento preenchido para Caixa Postal 11.400 – CEP 05422-970 ou entregue sua solicitação nos postos de atendimento.

Não deixe de utilizar seu cartão de estacionamento

Agora que você sabe como solicitar a 2ª via do Cartão de estacionamento para idoso, volte a fazer uso do seu benefício. As vagas para idosos foram feitas para facilitar sua vida e te oferecer conforto.

Esse artigo foi útil? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outras pessoas.

2ª via do Cartão de Estacionamento para Idoso
5 (100%) 1 vote

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *