Categorias
2 Via RG

Saiba como agendar a 2° via do RG pela internet e sem sair de casa

A Carteira de Identidade ou  é um documento muito utilizado pelas pessoas por conter foto e informações essenciais de identificação.

Por essa razão, é fundamental que este documento esteja bem preservado. Porém, caso algum imprevisto ocorra com o RG, como dados físicos ou roubo, é possível fazer o agendamento para a emissão da 2° via pelo próprio celular, sem precisar sair de casa e sem tempo de espera para agendar. Basta baixar o aplicativo RG Digital SP e seguir as orientações do próprio app.

Quem pode fazer a solicitação da 2° via pela internet?

Para solicitar a 2° via pelo aplicativo RG Digital SP, é preciso ter mais de 16 anos e ter um RG emitido após agosto de 2014, pelo Estado de São Paulo. O documento contém um QR Code, que garante que as informações necessárias estão no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis). Para cidadãos de outros estados é necessário consultar os aplicativos disponíveis ou solicitar a renovação em locais de emissão simplificada. Por lei, o RG não possui data de validade, mas algumas instituições podem solicitar o documento atualizado.

No caso de solicitação da 1° via ou de cidadãos cuja 1° via tenha sido emitida antes de fevereiro de 2014, é necessário comparecer em um posto de atendimento para que a impressão digital, fotos e demais dados sejam coletados. Nesse caso, o atendimento é por meio de senhas, que podem se esgotar durante o dia.

2 via do rg

Como fazer?

É possível baixar o app RG Digital SP de forma gratuita tanto pela Play Store (Android) quanto pela App Store(iOS). O aplicativo conta com reconhecimento facial, permitindo que a identidade virtual fique armazenada no próprio celular.

Após baixar o aplicativo, o usuário deve abri-lo, informar os documentos e informações solicitados e seguir as etapas de confirmação de dados. As orientações de pagamento da taxa chegarão no e-mail que foi cadastrado no momento da validação.

O aplicativo já conta com mais de 870 mil downloads e em média 310 mil Carteiras de Identidades em celulares, desde que foi lançado.

Clique aqui para ver outros artigos que podem te ajudar:

Quais as taxas de pagamento?

É possível conseguir isenção da taxa de pagamento da 2° via do RG se o cidadão apresentar um Boletim de Ocorrência, comprovando furto ou roubo.

Para casos como perda, extravio ou documento danificado, é aplicado uma taxa de pagamento que varia de estado para estado. No estado de São Paulo a taxa se aproxima de R$40,00. É possível efetuar o pagamento do boleto gerado, através de meios eletrônicos como aplicativos de bancos, em terminais e bancos físicos e também nas Casas Lotéricas. Todas as orientações estarão presentes no e-mail que será enviado ao endereço eletrônico cadastrado no aplicativo.

Onde posso retirar a 2° via?

A retirada do documento físico acontece depois de 10 dias úteis, no local que foi escolhido no momento da solicitação online no aplicativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *