Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

CRLV digital: Licenciamento do carro para celular

Se você já foi parado em uma blitz, talvez saiba o transtorno que pode acontecer quando não está portando o CRLV do carro e não se consegue fazer uma varredura no sistema para encontrar esse documento. Já pensou que bom seria se você tivesse um CRLV digital?

Depois da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), agora chegou a vez do Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo ganhar a sua versão digital.

O decreto veio da CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e deve ser implementado em todo o território nacional até o último dia do ano de 2018.

O que você precisa saber sobre a CRLV digital?

A CRLV digital está prevista para valer em todo o território nacional até o final do ano, mas isso não significa que você poderá acessá-la desde já.

Ela será disponibilizada gradativamente aos estados, sendo o Distrito Federal o primeiro a recebê-lo.

A versão digital terá todas as informações que constam na versão impressa e como o veículo pode ser dirigido por mais de uma pessoa, também terá a opção de estar disponível em mais de um smartphone ao mesmo tempo.

Para verificar se o documento digital é oficial, o aplicativo também disponibilizará um QRCode que pode ser acessado pelos agentes para a validação.

O aplicativo também terá a opção de arquivo PDF, para caso seja necessário entregar o documento ao agente para verificação.

A seguir deixamos uma lista de possíveis duvidas que você tem a respeito da CRLV digital:

  • Como acesso a CRLV digital?
  • Quem pode acessar a CRLV digital?
  • Para quais smartphones estará disponível?
  • Em caso de mais de um condutor, como funciona?
  • O que é carteira digital de trânsito?
  • Onde verificar se a CRLV digital já está disponível em minha cidade?
  • A CRLV digital é gratuita?

Abaixo respondemos todas essas suas possíveis dúvidas.

1. Como acesso a CRLV digital?

Para ter acesso ao documento digital você precisa primeiro instalar em seu smartphone o aplicativo Carteira Digital de trânsito.

Lá, além de poder incluir mais de um CRLV, você também poderá incluir os dados da sua Carteira de Habilitação.

2. Quem pode acessar a CRLV digital?

Mesmo com o aplicativo instalado em seu smartphone, isso não quer dizer que você conseguirá cadastrar o seu CRLVe (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo Eletrônico).

Para acessá-lo é necessário estar com toda a documentação do veículo em dia, bem como multas pagas e seguro DPVAT.

Se algum desses itens não estiverem em dia, você não conseguirá cadastrar o seu documento eletrônico.

3. Para quais smartphones estará disponível?

Nesse primeiro momento o documento digital só está disponível para aparelhos com sistema operacional Android, bem como só está disponível no Distrito Federal.
O aplicativo será disponibilizado para IOS, bem como para os estados do Brasil, de forma gradativa.

4. Em caso de mais de um condutor, como funciona?

Uma realidade brasileira, bem como do mundo, é que mais de uma pessoa costumam utilizar o mesmo veículo.

O que ocorre em alguns casos, mesmo sendo recomendado o contrário, é que o condutor principal do veículo carregue o CRLV na carteira ou bolsa, junto com sua CNH (muito comum para quem possui moto).

Então, quando outro condutor sai com o carro ou moto, pode esquecer de pegar os documentos do veículo com a outra pessoa. Por esse motivo, a CRLV digital pode estar cadastrada em mais de um smartphone diferente, para que diferentes condutores possam acessá-la.

Da mesma forma, é possível ter mais de uma CRLV digital em cada smartphone.

CRLV digital

5. O que é carteira digital de trânsito?

Anteriormente o aplicativo era apenas para utilização da CNH Digital. Porém, com a implementação da CRLV digital o aplicativo teve seu nome alterado para suportar as duas versões dos documentos digitais.

Assim você pode acessar a CNH e a CRLV dentro do mesmo aplicativo.

A tendência é que posteriormente outros documentos de igual valor para o condutor se tornem acessíveis de forma digital.

Tudo leva a crer que também será disponibilizado no mesmo aplicativo.

Leia também:

6. Onde verificar se a CRLV digital já está disponível em minha cidade?

No momento não tem como verificar se o documento digital está disponível em sua cidade específica.

Mas o que se pode fazer é verificar se já está disponível no seu estado. Para fazer essa verificação acesse o site do Denatran.

7. A CRLV digital é gratuita?

Nesse primeiro momento, tudo leva a crer que esse documento digital será disponibilizado de forma gratuita. Porém, isso também dependerá do Detran de seu estado.

Em outras palavras, o Detran de um estado pode liberar para os condutores a CRLV digital de forma gratuita, enquanto que o Detran de outros estados, podem cobrar pelo mesmo.

Considerações finais

A CRLV digital veio para facilitar a vida do condutor brasileiro, embora só seja disponível para quem está com toda a documentação do veículo em dia, bem como eventuais multas pagas.

Se você estiver com tudo em dia, não precisará ir até o Detran da sua cidade para cadastrar a CRLV digital em seu aplicativo.

Você poderá fazer isso sozinho, inserindo o número do RENAVAM do seu veículo e o código de segurança do CRV (Certificado de Registro de Veículo).

Gostou? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

CRLV digital: Licenciamento do carro para celular
5 (100%) 1 vote

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *