Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

O que é CRLV: Segunda via e regularização

Quer saber o que é CRLV, comprou seu primeiro veículo ou pensa em comprar e sempre ouve falar desta sigla, mas não faz ideia do que é, para que serve?

Então não deixe de ler o artigo para saber exatamente o que é CRLV, para que serve este documento, quando usar e muito mais.

O que é CRLV

Se você é motorista, provavelmente deve saber que portar o CRLV juntamente com outros documentos – dentro do prazo de validade –, é definido pelas leis de trânsito como uma ação obrigatória a todos os condutores de veículo.

Ele é o documento obtido após a realização do licenciamento do veículo. Além disso, esse documento também é importante na hora de você negociar a venda do seu carro, você sabia?

A sigla CRLV significa Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos e é uma obrigação para todos os proprietários de carros, motos ou veículos terrestres dentro do território nacional.

Muitas pessoas podem confundir o CRLV com o CRV (Cerificado de Registro de Veículo), mas apenas as siglas são parecidas, não são o mesmo documento.

Se você está com dúvidas sobre o que é CRLV, para que serve e como regulamentar o CRLV do seu veículo, aqui vamos responder todos esses questionamentos.

Mas, afinal, o que é CRLV?

Apesar da sigla que assusta, esse documento é popularmente conhecido apenas como o licenciamento do seu veículo, caracterizando uma forma bem mais simples de se referir ao CRLV.

Para estar de acordo com as leis de trânsito e suas obrigações como motorista e exercer seu direito de trafegar com o seu veículo, você deverá portar esse documento dentro do prazo de validade e pagar algumas taxas.

As quais são: IPVA, o seguro obrigatório DPVAT, a taxa de renovação de licenciamento – usada para emitir o CRLV – e estar quite com todas as multas de trânsito recebidas até o momento.

O porte desse documento concede o direito ao tráfego, legalizando sua circulação. O CRLV apenas pode ser pago à vista em bancos conveniados com o DETRAN de cada Estado, através de uma guia emitida para esse fim específico.

Após o pagamento correto de todas as taxas e do boleto gerado, o documento será enviado diretamente para o seu endereço cadastrado no sistema.

Fique atento pois o licenciamento de veículos é um processo anual, que ocorre a partir de um calendário nacional, previamente estabelecido pelas autoridades de trânsito nacionais.

Para que serve esse documento?

Além de servir para adequar o seu veículo às leis de trânsito, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos também é indispensável caso você queira vender ou negociar o seu carro ou moto. Sem ele, essa transação não pode ocorrer.

Se o seu veículo não possuir CRLV ou apresentar alguma pendência no documento, não poderá ser realizada a transferência de proprietário, impedindo a transação legal.

É importante destacar que você deve quitar tanto as multas quanto os débitos relativos ao CRLV de sua moto ou carro antes de transferir o veículo. Esse documento também é importante, pois é uma maneira das autoridades terem um controle das eventuais modificações que os veículos sofreram ao longo dos anos.

Como tirar a segunda via do CRLV?

Como vimos, o porte do CRLV é obrigatório a todos aqueles que possuem qualquer veículo. O que acontece, então, se o você perder ou tiver o seu documento furtado? Essas situações acontecem e devemos estar preparados para contorná-las. Saiba que você pode solicitar a segunda via do documento, sem maiores problemas.

Para fazer a solicitação, é necessário que você dê entrada no processo com os seguintes documentos em mãos:

⦁ carteira de identidade,
⦁ número de CPF,
⦁ comprovante de residência,
⦁ documento original de perda ou extravio do CRLV,
⦁ original e cópia do Boletim de Ocorrência (caso seja comunicado o roubo ou furto do documento)
⦁ boleto pago (DUDA).

Você pode gostar de ler também:

Como regularizar o CRLV?

É indiscutível a importância de manter o CRLV do seu veículo em dia, mas às vezes deixamos algumas obrigações esquecidas e devemos correr atrás para que não vire uma bola de neve mais à frente.

Pode ser que ocorra com você e em algum momento, você esqueceu de renovar seu CRLV, como regularizá-lo?

Em primeiro lugar é preciso pagar todos os débitos atrasados de IPVA, seguro ou multas atrasadas.
Em seguida, você deverá apresentar o comprovante do pagamento da taxa de licenciamento em alguma das unidades do DETRAN do seu Estado.

Importante destacar que em licenciamento atrasado, não há a incidência de taxas extras.

Conclusão: Tenha acesso livre ao tráfego pelas vias urbanas e estradas com o CRLV!

O licenciamento ou regularização do CRLV é uma demanda anual para todos aqueles que são proprietários de veículos no Brasil. Ao cumprir as leis de trânsito de acordo com o que está determinado, o motorista é capaz de comprovar que satisfez todos os seus compromissos em relação às autoridades de trânsito.

O CRLV concede ao motorista o direito ao livre tráfego pelas vias urbanas e estradas, por isso é importante mantê-lo sempre em dia.

A expedição desse documento é realizada pelos órgãos CONTRAN e DENATRAN e destacamos que seu porte obrigatório é imprescindível para que qualquer motorista habilitado possa circular por todo o território brasileiro sem qualquer problema.

Ficou com dúvidas sobre o que é CRLV? Deixe nos comentários.

O que é CRLV: Segunda via e regularização
Avalie esse artigo

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *