Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Como tirar segunda via do DUT

Se perdeu o Dut, deve estar querendo a segunda via do Dut, mas está sem saber onde e o que fazer para tirar a segunda via do Dut, não é mesmo?

Veja ao longo do texto como tirar a segunda via do Dut.

As responsabilidades envolvidas na posse de qualquer veículo são inúmeras. Os custos então, nem se fala. Facilmente surgem à nossa cabeça palavras como manutenção, impostos, multas, vistoria, regulamentação de documentos dentre tantas outras, não é mesmo?

A chave para manter um veículo de acordo com as leis de trânsito e apto para circular nas vias urbanas e estradas é organização.

segunda via do Dut

Se você não for bem organizado e atento aos detalhes, a situação do seu veículo pode se complicar e você pode acabar rodando com um carro ou moto irregular, e isso pode acarretar problemas ainda mais sérios.

Dessa forma, é importante ter conhecimento de todas as datas de revisões necessárias, do pagamento correto das taxas e, também, se atentar aos documentos obrigatórios.

Como já era de se esperar, possuir um veículo requer muitas responsabilidades e também muita papelada. Um dos documentos obrigatórios mais importantes é o DUT. Esse Documento Único de Transferência serve exatamente para isso que o nome já diz: permite que você transfira seu veículo em caso de venda.

O que é DUT e quando ele é usado?

Como já foi adiantado, o DUT é o documento que valida a transferência de um veículo de um proprietário para um novo. Ao receber esse documento junto com o carro, significa que ele agora é sua propriedade.

Importante destacar que esse documento não possui data de vencimento, ou seja, é uma via única para o resto da vida útil do carro. E ele também não é de porte obrigatório, o que significa que pode ficar anos guardado sem ninguém mexer nele.

O DUT é utilizado somente durante o processo de venda ou troca de algum veículo. Caso você esteja interessado em comprar ou vender um carro, deve ficar atento a esse documento.

A transferência de um proprietário para outro só é reconhecida pelas autoridades legais de trânsito quando esse documento é corretamente preenchido e entregue ao DETRAN.

Por isso, é importante que você receba o documento junto com o veículo para que o mesmo passe a ser sua propriedade.

Você pode gostar de ler também:

O que fazer em caso de perda?

Mesmo sendo um documento referente ao veículo, não é obrigatório o porte do mesmo em todas as viagens. Diferente de outros documentos, como a carteira de motorista, ele não será cobrado em blitz policiais, por exemplo.

Como ele só será utilizado em casos de transferência de posse, você deve mantê-lo bem guardado.

Como é um documento muito pouco utilizado, é bastante comum casos de perda do mesmo, visto que ele pode ficar muitos anos sem ser necessário. Em casos de perda ou furto, fique calmo, você poderá dar entrada em uma segunda via e vamos mostrar como.

Mas, afinal, como emitir a segunda via do DUT?

Caso seu documento tenha sido furtado ou roubado, é necessário que você vá até uma delegacia e realize um boletim de ocorrência. Ele será necessário para dar entrada na segunda via do DUT junto ao DETRAN. Se você simplesmente perdeu seus documentos, é necessário realizar as seguintes etapas.

Etapas para tirar segunda via do Dut

Em primeiro lugar, precisará da sua carteira de identidade e do seu CPF – originais e cópias, apresentadas juntas. Se o veículo estiver no nome de alguma empresa, é necessário apresentar o CNPJ da mesma, também em duas vias. Em seguida, deverá comparecer a um posto do DETRAN da sua cidade e solicitar a segunda via do DUT.

No posto do DETRAN, será realizada uma vistoria do veículo e, em seguida, será dada entrada nos documentos que você levou. Ainda lá, você deverá preencher o formulário RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e deverá pagar o boleto recebido após esses procedimentos.

Esse boleto gerado tem valor referente às taxas da segunda via e, ao realizar o pagamento, seu pedido estará completo. Assim como o documento original, a segunda via do DUT será enviada para a sua casa pelos correios.

Conclusão: Depois de todo o processo, apenas aguarde a chegada do DUT

Ao finalizar esse processo, é só aguardar a chegada do documento em sua casa e guardá-lo novamente em local apropriado. Todo esse processo diz respeito ao requerimento da segunda via do DUT devido a perda ou furto do mesmo.

Mas fique tranquilo, pois, mesmo sem o documento você poderá circular normalmente com o seu veículo. Você não levará nenhum tipo de multa se tiver seu carro apreendido sem ele.

segunda via do Dut

Você estará apenas temporariamente impossibilitado de transferir para o nome de alguém ou vender seu veículo enquanto estiver com essa situação desregulamentada. Fique atento onde irá guardar o DUT dessa vez e não se esqueça de monitorar as responsabilidades para com o seu veículo.

Muitas pessoas deixam para organizar todos os documentos justamente para o momento de vender um veículo, apesar dessa atitude não ser a mais recomendada. Revise temporariamente os documentos obrigatórios para o seu veículo e evite dores de cabeça desnecessárias como a segunda via do DUT.

Como tirar segunda via do DUT
Avalie esse artigo

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *